Vestígios - a autora

Vestígios Logo


Lucia Fonseca nasceu no Rio de Janeiro, filha de João Lyra Madeira e Yolanda Brasileiro Madeira, nome de solteira, Lucia Brasileiro Madeira. Sua infância e adolescência transcorreram na emblemática Ipanema dos anos 40 e 50. Mar, praia, lagoa, peixes e conchas são referências importantes.

Casou-se aos dezoito anos com Gabriel Garcia da Fonseca, com quem teve três filhos, Gabriel Rafael, Marcelo e Rodrigo. São ainda avós de três netos, Rafael, Júlia e Bernardo. Ficou viúva de Gabriel em 2010 depois de terem celebrado bodas de ouro.

Com formação em história natural, trabalhou durante vários anos em pesquisa, na área de genética humana, publicando alguns artigos nessa área. Entre 1980 a 2000, trabalhou em administração de ciências, na Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP. Ainda na Empresa, estagiou na Universidade onde fez doutorado no Departamento de Bioquímica da UFRJ, área de concentração em Educação, Difusão e Gestão em Biociências. Começou a escrever regularmente no início da década de 70, publicando poemas em suplementos literários de alguns jornais. Frequentou a oficina literária de Ivan Cavalcanti Proença.

Em 1980 aparece o primeiro livro, Invenções do silêncio, pela Livraria José Olympio Editora, ano também do Prêmio Emílio Moura, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, com Rede fluvial, publicado em 83, também pela José Olympio. Cadernos de geografia aparece em 1986 pela Editora Mitavaí.

Na década de noventa publicou dois romances, Outono, primavera coração (Ed. Artes e Contos) e Confissões de penumbra (ed. Rosa dos Tempos/Record).

Entre 2000 e 2010, veio a público A última grande dama, pela Jobim Music, sobre memórias de sua mãe, tornadas suas através de repetida escuta; e ainda Cantares e O paraíso era antes, ambos de poemas, pela Editora da Palavra. Cantares recebeu, em 2011, o Prêmio Cecília Meireles, concedido pela União Brasileira de Escritores. O Paraíso era antes é um pequeno livro de poemas ilustrado pela autora, que participou ainda de antologias e livros de contos e recebeu outras expressões de reconhecimento.

Com o site Vestígios, pretende-se uma releitura e divulgação de seus trabalhos. Na seção Poemas escolhidos, poemas selecionados pela autora aparecerão, numa distribuição temática, com link para os livros de que fazem parte. Propõe-se ainda a publicação regular de textos quase sempre inéditos, principalmente em prosa. A seção Contos, quase contos e personagens será alimentada por estes textos.